.: Semurb encontra quatro ligações clandestinas de esgoto em Ponta Negra

NOMINUTO.COM – 14/jan/2010
Repórter: Isabela Santos
Foto: Vlademir Alexandre

Descoberta foi feita apenas na primeira manhã da fiscalização, que deve se estender até fevereiro. Conexões ilegais levam esgotos à beira da praia.

Ponta Negra foi escolhida por ser um dos destinos preferidos de veranistas.

Quatro esgotos clandestinos foram identificados próximos ao Morro do Careca na manhã desta quinta-feira (14), durante a primeira fiscalização da Operação Ponta Negra, que também pretende vistoriar caixas de gordura de estabelecimentos do bairro.

A descoberta da secretaria foi feita já na primeira manhã da fiscalização, que deve se estender até fevereiro. Todos os casos dizem respeito a ligações ilegais de esgoto à rede de galerias de águas pluviais, que vão desaguar na areia de Ponta Negra.

A informação foi dada pela chefe de Defesa de Divisão de Água, Ar e Atmosfera da Semurb, Rejane Alves, que acompanha a operação junto com fiscais da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban), Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern)

Três das ligações clandestinas foram tamponadas assim que foram encontradas. O quarto ponto terá que ser revisto pela equipe durante esta tarde porque ainda não foi identificado o lugar de origem.

“Encontramos a água escoando, mas ainda não sabemos onde é o ponto de lançamento. Estamos juntando esforços das secretarias para continuarmos com a fiscalização até o final de fevereiro”, disse a representante da Semurb, órgão que realiza periodicamente vistorias assim, mas lançou a operação ao perceber que Ponta Negra é um dos principais destinos dos veranistas em Natal.

Com o aumento do número de pessoas e consequente uso de água na região, aumenta também a quantidade de resíduos jogados nos esgotos. Se houver ligações clandestinas, aumenta o risco de vasamento de resíduos no mar, alterando sua balneabilidade.

%d blogueiros gostam disto: